Uma nova geração


Uma das melhores experiências que tenho tido ultimamente é a de ensinar minhas duas filhas a lidar com o dinheiro. ‘Pai, vamos ver o orçamento’, é uma expressão comum aqui em casa. E elas têm apenas 7 e 10 anos. Quantos pais têm este privilégio? A semanada tornou-se um instrumento de uso natural para o aprendizado de como tratar as finanças das pequenas.

Finanças não aprende na escola
Infelizmente, não é na escola que se aprende a lidar com o dinheiro. Digo isto com uma certa tristeza. Depois de ter passado anos de formação escolar, percebo o quanto os currículos escolares estão distanciados da vida real. Para mim, isto é simplesmente desastroso. Aprendemos tantas coisas supérfluas e até agora não conseguimos incluir educação financeira nas grades curriculares. Aliado a isto, os métodos ainda são ultrapassados. Um professor falando de coisas que não interessam e que pouco tem a ver com a vida real. Não é de admirar que muitos alunos não se sintam estimulados a ir à escola. O resultado se repete. Profissionais sem nenhum treinamento para lidar com o dinheiro vão repetir as muitas vezes amargas experiências de seus pais. Trabalhar intensamente para pagar as dívidas, num circulo vicioso, mas que necessita ser quebrado urgentemente!

Começando já!
Bom, existem diversas formas de se ensinar as crianças a administrar o dinheiro. Particularmente eu acho que a melhor delas é passar às mãos delas uma certa quantia em dinheiro, dar orientações, estabelecer metas e disciplina e verificar o resultado. Você pode iniciar dando uma ‘semanada’, uma quantia semanal para que elas administrem. Alguns pais dão dinheiro sem orçamento. Eu não recomendo. Você até poderia fazer isso durante uma ou duas semanas, só para ver o que acontece, mas em seguida, deverá incluir um orçamento com pelo menos três áreas que considero fundamentais, pois irão valer para toda a vida: doações, poupança e gastos. Se você as ensinar desta forma, não necessitará incluir no futuro um outro item muito comum no orçamento dos adultos: ‘Dívidas’.

Da teoria para a prática
Imagine que seu filho ganha uma semanada de R$ 10,00 (dez reais). Então você poderia montar com ele o seguinte orçamento:

Descrição
Valor (R$)
Percentual
Renda
10,00
100%
Doações
1,00
10%
Poupança
3,00
30%
Gastos
6,00
60%

Dicas
Doações: Experimente guardar durante um certo tempo e dar um presente para uma criança pobre. Pode parecer pouco, mas o importante é estabelecer princípios que, ao longo do tempo que servirão para toda a vida. Este dinheiro também pode ajudar uma ONG ou a igreja que a criança freqüenta.

Poupança: Pergunte ao seu filho o que ele gostaria de comprar com este dinheiro. Isto vai ajudá-lo a ter mais clareza do que ele quer atingir. As crianças necessitam de coisas mais palpáveis, como um brinquedo, livro ou CD, por exemplo.

Gastos: Experimente incluir nos gastos o lanche da escola e mais uma quantia que ele possa gastar livremente.

Disciplina: Todo o fim de semana, tire alguns minutos com seu filho para fazer os lançamentos necessários e atualizar o orçamento.
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário