JESUS E O DINHEIRO

Após elencarmos algumas das conseqüências do pecado sobre a administração do dinheiro, fica claro que o pecado afetou diretamente a forma como as pessoas lidam com suas finanças.
A partir do evento do primeiro pecado, Deus estabeleceu um processo para resgatar a humanidade de seus efeitos desastrosos. Um dos pontos culminantes deste processo na história se dá com o advento de Jesus Cristo. Em última instância, Jesus é a solução para que voltemos a ter um relacionamento pessoal com Deus. Ele falou bastante sobre o dinheiro, direta ou indiretamente. De acordo com um levantamento do Dr. Howard Dayton, dezesseis das trinta e oito parábolas de Jesus tratam de como lidar com o dinheiro e posses materiais. Então vamos nos deter um pouco sobre os aspectos que Jesus abordou ao falar sobre o dinheiro.

Preocupação com o sustento financeiro
Vimos que o trabalho árduo foi uma das conseqüências do pecado sobre a administração do dinheiro. No entanto, mais do que isso, o homem perdeu a confiança no fato de que toda a provisão para o seu sustento material provém de Deus, por isso se concentra em si mesmo como solução para o suprimento de suas necessidades e desejos e vive uma vida caracterizada pela preocupação quanto a esta provisão. No chamado sermão da montanha, Jesus abordou diretamente este assunto ao declarar: "Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (Mateus 6.25). Evidentemente Jesus não negou a necessidade de se trabalhar, mas foi mais a fundo na questão, pois é o próprio Deus que nos capacita para o trabalho. Portanto todas as nossas habilidades e capacidades são provenientes de Deus. É natural que devamos confiar nele para obtermos o dinheiro necessário para nossa sobrevivência.

Prioridade para o relacionamento com Deus
Como o pecado afetou diretamente nosso relacionamento com Deus, Jesus salientou que, mais do que todo o dinheiro que possamos obter para nosso sustento, o maior alvo é restabelecer o relacionamento quebrado. Ele disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.25-34). A busca desenfreada pela acumulação de dinheiro caracteriza o homem afastado de Deus. Porém, na perspectiva de Jesus, o que Deus mais deseja é que o homem se volte para Deus. Quanto isto acontece, ganhar dinheiro torna-se algo natural, porém não mais prioritário do que ter um relacionamento pessoal com aquele que é o verdadeiro proprietário de todos os bens materiais que existem: Deus. Vejamos, por exemplo, o caso que Jesus contou sobre um rico insensato (Lucas 12.13-21). Ele acumulou muitos bens, mas ao final de sua vida, o próprio Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?' e ainda em outra ocasião: Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8.36)

Dinheiro X Jesus
Quer percebamos ou não, o dinheiro exerce um fascínio sobre as pessoas. Quem não ficaria entusiasmado ante a possibilidade de vir a tornar-se detentor de grande riqueza material? É verdade que sempre conjecturamos que faríamos coisas positivas e tudo o mais. Não podemos negar que o dinheiro não é mau em si mesmo. O uso que fazemos dele é o mais importante. Mas Jesus advertiu quanto aos perigos do dinheiro. Ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6.24). Esta colocação de Jesus parece deixar claro que há uma competição constante do dinheiro pelo senhorio de nossas vidas. Por exemplo, o jovem rico, embora cumprisse fielmente muitos dos mandamentos (Mateus 19. 16-30), não seguiu Jesus, preferindo suas riquezas pessoais. E Jesus declarou: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.” (Mateus 19.23)

Conclusão
Jesus é a solução para que o homem restabeleça o relacionamento com Deus, quebrado pelo pecado. Ele falou muito sobre o dinheiro, direta ou indiretamente. Segundo Jesus, o sustento material não deve nos levar a andarmos preocupados, pois é o próprio Deus que nos capacita a ganhar dinheiro para nossa sobrevivência. Portanto nossa prioridade deve ser a de estabelecermos um relacionamento pessoal com Deus. O dinheiro compete pelo senhorio de nossas vidas. Por esta razão, servir a Jesus se reveste de maior importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário