LIBERDADE ECONÔMICA


Reflexões para uma Liberdade Econômica e ser bem-sucedido

Imagine ter à sua cabeceira, para ajudá-lo a administrar suas finanças, os conselhos e ensinamentos de Salomão, cuja sabedoria tornou-se proverbial e o transformou no rei mais rico e poderoso de toda a história de Israel. Mostrar a atualidade e a validade de tudo o que Salomão ensinou há quase 3 mil anos é a que se propõe o livro "LIBERDADE ECONÔMICA – Reflexões para uma vida financeira bem-sucedida", uma obra de leitura agradável, que traz uma seleção de textos dos livros de Provérbios e Eclesiastes referentes ao uso do dinheiro.

Conselhos Eternos

O objetivo de Salomão ao registrar seus conselhos em escritos perenes foi, como ele mesmo disse, "transformar as pessoas de coração aberto em verdadeiros sábios, e mostrar aos jovens como enfrentar e vencer os problemas da vida". E um exemplo da atualidade de seus ensinamentos pode ser encontrado no capítulo 6, versículos de 1 a 5 do livro de Provérbios:

"Meu filho, se você se ofereceu para ser fiador de algum amigo novo ou pessoa estranha, agora está preso pelas suas próprias palavras; caiu numa armadilha perigosa. Faça todo o possível para sair dela bem depressa, porque você está preso ao seu amigo pelo compromisso que assumiu. Procure esse amigo e insista com ele, pedindo para ficar livre do trato que fizeram. Não se incomode nem pense que isso vai ser uma vergonha. Não deixe nem mais um dia passar sem fazer isso; não vá dormir antes de conseguir escapar desse perigo. Se você conseguir escapar, se salvará como a gazela que escapa do caçador, como um pássaro que foge do alçapão."


PERGUNTAS E RESPOSTAS

FPV – Como você analisa a situação financeira dos brasileiros?

Resposta: Com preocupação. O sonho de adquirir posses tem levado as pessoas a viverem uma vida financeira desequilibrada, com graves conseqüências pessoal e familiar. Os brasileiros têm sido vítimas do sistema de crédito vigente que hoje não poupa nem mesmo os aposentados.
E por falar em poupar, e sem trocadilhos, constato que são uma minoria as pessoas que primeiramente economizam para só depois consumirem.

FPV – E qual é a saída?

Resposta: Não devemos ver o problema isoladamente. Há vários aspectos que precisam ser ensinados quando o assunto é administração financeira. Economizar, investir, dar, gastar com sabedoria, livrar-se de dívidas, ensinar os filhos, são alguns dos aspectos importantes e que precisam ser trabalhados para que o desejado equilíbrio e prosperidade financeira possam acontecer.

FPV – Como surgiu a idéia de escrever este livro?

Resposta: Gosto muito de ler e por isso estou sempre dando uma olhada nas livrarias para saber o que há de novo. Notei que há vários livros de auto ajuda, reflexões, mas quase nada nessa linha sobre como lidar com o dinheiro. Durante minhas pesquisas de mestrado eu havia escrito uma monografia sobre riqueza e pobreza nos livros de Provérbios e Eclesiastes e achei que estes textos poderiam ajudar as pessoas na área financeira. Então pensei que seria algo extremamente enriquecedor dar a oportunidade para as pessoas terem como livro de cabeceira os conselhos de Salomão para tomar decisões financeiras.

FPV – E porque "LIBERDADE ECONÔMICA"?

Resposta: Salomão foi o rei mais sábio e rico de Israel. Ele pediu sabedoria a Deus para governar seu povo. Deus se agradou tanto por ele ter pedido sabedoria ao invés de riquezas, que lhe concedeu as duas coisas tornando-se um homem verdadeiramente livre. Durante seu reinado, Salomão escreveu muitos provérbios sobre vários assuntos e muitos deles tratam sobre como lidar com o dinheiro e posses materiais. Daí surgiu a idéia de extrair os princípios de sabedoria que tratavam de finanças. O título "LIBERDADE ECONÔMICA" foi mera conseqüência desta idéia.

FPV – No que este livro se diferencia dos demais livros de finanças?

Resposta: Primeiramente, ele não é um livro "técnico", com temas tipo "como elaborar um orçamento" ou "você deve comprar um carro Okm ou um usado?". LIBERDADE ECONÔMICA é um livro de conselhos para se refletir. Apresenta valores. Por isso mesmo, ele deve ser lido calmamente, sem pressa. Pois à medida que é lido, leva as pessoas a pensarem sobre seus valores e como melhorá-los à luz do pensamento do rei Salomão.

FPV – Como estes conselhos escritos há cerca de três mil anos atrás podem ajudar as pessoas hoje?

Resposta: Esta é a boa notícia. LIBERDADE ECONÔMICA apresenta princípios que poderíamos denominar de supra culturais, ou seja, extrapolam os aspectos histórico e cultural em que foram escritos e podem ser aplicados mesmo em nossa sociedade moderna. Por exemplo, perceba como é atual o conselho de Salomão de não se endividar: "Assim como os pobres são dominados pelos ricos, quem pede dinheiro emprestado se torna escravo de quem empresta."
Embora em nossa sociedade uma pessoa não seja tomada como escravo pelo seu credor como nos dias de Salomão, certamente os que estão endividados sabem como é duro livrar-se dos juros e das dívidas e se sentem de certa forma escravizados por estarem nesta situação. Os que seguem o conselho de ficar fora de dívida podem dormir mais tranqüilos e experimentam uma LIBERDADE ECONÔMICA invejada pelos endividados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário