Impostos

Impostos – Como lidar com eles?

Somos o país dos impostos. De todo tipo e qualidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária brasileira atingiu o patamar 37,3% de tudo o que se produz aqui. São quase 5 meses do ano trabalhando só para pagar tributos. Então ficamos nos perguntando como devemos agir em relação a este leão voraz que entra diariamente em nossas finanças sem pedir licença e acaba sendo o “nosso maior sócio”, seja na vida pessoal ou nos negócios.

Pague os impostos!
O apóstolo Paulo disse que nós devemos nos submeter às autoridades governamentais porque, segundo ele diz, as autoridades que existem foram estabelecidas por Deus. Esta submissão inclui também o pagamento dos impostos. (Leia no livro de Romanos, capítulo 13). Sinceramente às vezes me pergunto se isto vale para todos os governos, porque tantas vezes vejo as notícias sobre corrupção e mau uso do dinheiro dentro do governo. Mas, por fim, reflito e chego à conclusão que as palavras de Paulo realmente são sábias e devemos colocá-las em prática. Pelo menos é o que tenho procurado fazer. Por que, imagine o caos que seria se cada pessoa ou empresa resolvesse pagar aquilo que acha justo? Simplesmente não haveria como administrar essa confusão tributária.

O Governo administra bem?
Nem sempre. Mas veja que esta não é uma razão suficientemente forte para deixarmos de pagar os impostos. Sabemos que a administração do dinheiro é influenciada por muitos interesses. Desde a formação das leis gerais e depois o detalhamento delas há pressão de tudo quanto é tipo, por que, no final das contas, os vários segmentos da sociedade procurarão influenciar a forma como o nosso dinheiro é gasto. Mas apesar de toda essa colcha de retalhos que é o sistema tributário brasileiro, não podemos negar que existe a necessidade de arrecadação de impostos para que finalmente tenhamos os serviços essenciais tais como transporte, educação, segurança, etc.

O que devemos fazer além de pagar?
Bem, ainda estamos engatinhando, mas sabemos que já existe a possibilidade de barrarmos aumentos de carga tributária. A sociedade hoje está mais aparelhada com instrumentos de pressão para que a esta carga não ultrapasse os limites da sensatez. É um começo. Precisamos aprender mais a exercer influência sobre os políticos que elegemos para que eles façam leis mais justas e que torne o fardo dos impostos menos pesado para a sociedade. Uma outra ação importante é quanto à forma como o dinheiro público está sendo usado. Por exemplo, se tivermos um sistema de ensino público de qualidade, teremos mais tranqüilidade em saber que podemos colocar nossos filhos para estudar na escola pública, o que teria um impacto direto em nossas finanças, pois sabemos o quanto custa o ensino privado. Raciocínio igual se dá em relação ao sistema de saúde, de segurança, de transporte, e assim por diante.

Administração Tributária. O que é isso?
Ciente de que devemos pagar os impostos podemos, aliado a este fato, gerenciar melhor a forma como os pagamos. Tanto no nível pessoal como também das corporações é possível buscar soluções para melhorar o impacto dos impostos. Há profissionais especializados que podem ajudar, ou você mesmo pode buscar informações e assim estabelecer, tanto quanto possível, formas alternativas para a solução da equação dos tributos sobre sua vida financeira. O importante é não ficar apenas reclamando. Embora muitas vezes nos sintamos impotentes ante decisões provenientes dos escalões superiores de poder, cremos que, de alguma maneira, podemos contribuir para que a administração dos recursos públicos seja mais justa, seja na quantidade de impostos arrecadados como também na forma como esses recursos são utilizados.
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário