Três passos para o sucesso financeiro



Quero compartilhar com você três passos que considero essenciais para o sucesso na administração do dinheiro. Na verdade, estes passos são aplicáveis para outras áreas da vida, mas são extremamente importantes quando o assunto é finanças.

1º Passo - Princípios
O primeiro ponto é: quais princípios eu devo colocar em prática na administração do dinheiro. Aqui, no Finanças para a Vida escolhemos aqueles provenientes da Bíblia. E por que fizemos isso? Bom, veja o que a Bíblia diz sobre as pessoas que colocam em prática esses princípios: “Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.” (Sl 119.99-100). Então, não é por outra razão que escolhemos apresentar os princípios bíblicos de administração do dinheiro. Estamos convictos de que a prática dessas diretrizes vai levar você ao sucesso financeiro, embora o conceito bíblico de sucesso não seja aquele que normalmente nos é apresentado. Por exemplo, quando se trata de administração financeira, o sucesso não está ligado apenas ao acúmulo de dinheiro, mas essencialmente ao que você faz com ele.


2º Passo - Alvos
Sem alvos claros, dificilmente conseguimos chegar a algum lugar ou posição. Os atletas, por exemplo, necessitam estabelecer metas para de habilitarem a participar das competições oficiais como também para quebrar os recordes existentes.
Na área do dinheiro não é diferente. Em minhas palestras e seminários, quase sempre costumo usar o exemplo do economizar. A grande maioria, senão a totalidade das pessoas concordam com os benefícios de se guardar algum dinheiro, mas no final a pergunta é: quantas efetivamente estão economizando? Poucos. E creio que a razão principal é que as pessoas não possuem metas de economia.
Na Bíblia temos o exemplo de José, que estabeleceu como meta economizar 20% de toda a produção agrícola do Egito durante os sete anos de fartura. Esta clareza de objetivo o ajudou a colocar em prática um princípio fundamental de administração financeira. Leia o que Paulo sobre isso: “...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo.” (Fl 3:13-14). Portanto afirmo: sem metas, os princípios não se realizam.

3º Passo - Disciplina
Vamos voltar ao exemplo de José. Após estabelecer a meta de economia, ele teve a disciplina para alcançar a alvo. E o resultado foi o seguinte: “Assim José estocou muito trigo, como a areia do mar. Tal era a quantidade que ele parou de anotar, porque ia além de toda medida.” (Gênesis 41.49). Ou seja, José manteve uma disciplina exemplar, atingiu a meta e beneficiou todo o mundo então conhecido.
Os atletas, ao estabelecerem suas metas, também imprimem disciplina adequada para alcançá-las. Vamos ler o que Paulo fala sobre isso: “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” (1 Cor 9.24).

Resumindo
Conheça os princípios bíblicos, estabeleça os alvos para cada área da administração do dinheiro e exerça disciplina para alcançá-los. A receita é relativamente simples, mas requer determinação para que este processo seja bem sucedido. Desejo a você sucesso nesta caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário