SABEDORIA FINANCEIRA

A revista IstoÉ de 16 de março apresenta matéria sobre finanças pessoais, onde faz a seguinte declaração: "Poucas vezes a classe média sofreu tanto com os desequilíbrios de orçamento." Por isso pergunto: Por qual razão, nesta época denominada "era da informação", tantas pessoas estão sucumbindo quanto o assunto é dinheiro?
Em minha opinião, é porque lhes falta sabedoria financeira.
O profeta Oséias escreveu: "Meu povo é destruído porque não me conhece..." (Oséias 4:6a)

Gastar com Sabedoria

Muitas pessoas acreditam que quando conseguirem ganhar um salário alto estarão com todos os seus problemas resolvidos, mas percebam o que diz Salomão (autor dos livros bíblicos de Provérbios e Eclesiastes) sobre este assunto: "Quanto mais se tem, mais se gasta, a ponto de não sobrar quase nada. Qual é, então, a vantagem da riqueza – a não ser ver o dinheiro fugir rapidamente de nossas mãos?" (Eclesiastes 5.11). Salomão, em sua sabedoria está relatando aqui um fenômeno extremamente comum em qualquer época: à medida que nossa renda aumenta, nossos gastos facilmente a acompanham e até mesmo a ultrapassam. Por esta razão, é importante que, independentemente de qual seja nossa renda, sejamos fiéis na administração financeira. "

Sabedoria para Dar

Devido aos gastos exagerados, temos dificuldade de colocar em prática este importante princípio de sabedoria financeira: dar.
"Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo." (Provérbios 11.24)
Segundo Salomão, fica claro que o dar está contemplado como um dos propósitos fundamentais para uma vida financeira bem-sucedida. Conforme suas palavras, se falharmos no exercício deste princípio, estaremos arriscando a perder até mesmo aquilo que Deus já colocou sob nossa administração. Há muitas oportunidades de exercermos está coisa tão boa que é suprir as necessidades de outras pessoas através dos recursos que estão sob nossos cuidados.
"Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros." (Provérbios 11.25)

Sabedoria para Economizar

"O homem de bom senso economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe." (Provérbios 21.20)
"Se sobrar, coloco na poupança" é uma expressão bastante conhecida e que reflete a atitude das pessoas que não priorizam este princípio importante de sabedoria financeira. E o que acontece quando não existem reservas? O carro enguiça, o micro ondas para de funcionar, e quem recorremos? Aos empréstimos das instituições financeiras que, principalmente no Brasil, cobram juros estratosféricos, e que solapam ainda mais nossa débil economia pessoal e familiar.
"Preguiçoso, observa bem as formigas e aprenda uma profunda lição com elas. Elas não têm reis ou governadores para dar ordens e no entanto, trabalham durante o verão, ajuntando comida para o inverno."(Provérbios 6.6-8)

Onde Encontro Sabedoria Financeira?

Há muitas fontes de informação para se tomar decisões financeiras. Uma porém é superior: a Bíblia.
Embora conhecida mais por seus valores espirituais, a Bíblia contempla princípios seguros para a gestão do dinheiro em seus mais diversos aspectos. Procure conhecê-los e colocá-los em prática. Certamente experimentará uma vida financeira bem-sucedida.
"O homem que encontra a sabedoria e descobre a verdade é um homem feliz! A sabedoria produz muito mais benefícios do que o ouro ou a prata mais finos. Ela vale mais do que pedras preciosas; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem! Uma vida longa e tranqüila, riquezas e honras." (Provérbios 3.13-16)

Textos extraídos da Bíblia Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário