Alvos Financeiros


É bem conhecida a expressão: “Quando não se sabe onde se quer chegar, qualquer caminho é válido.” Isto também se aplica à área da gestão do dinheiro. Se você não se disciplinar para atingir certos alvos, terá dificuldades ao longo de sua jornada por aqui.

Em minha experiência como educador financeiro, para termos uma vida financeira equilibrada, necessitamos estabelecer pelos menos os seguintes alvos:

1. Ganhar
Neste dias em que vivemos, ganhar dinheiro não tem sido tarefa fácil. Trabalho deixou de ser sinônimo de emprego e as pessoas têm encontrado dificuldades cada vez maiores para desenvolver suas habilidades profissionais.

Por isso defendo que a “atitude” passou a ser um dos maiores “bens” que uma pessoas pode possuir. Aqueles que apenas adquiriram uma educação formal e se restringem a aguardar que um bom emprego lhes bata à porta terão cada vez mais dificuldades no campo profissional. Mesmo em grandes cidades como São Paulo, onde moro, somos muito mal atendidos nas lojas e em tantos estabelecimentos comerciais, o que, para mim, é um sintoma de que ainda poucas pessoas tem uma atitude correta em relação ao trabalho e por isso ficam na linha da mediocridade. Se você aliar uma atitude empreendedora ao plano de Deus para sua vida, novos horizontes de trabalho com significado surgirão.

2. Orçamento
É o primeiro passo para ordenar o caos financeiro que têm caracterizado a vida de muitas pessoas e famílias, além de eliminar perguntas inconvenientes tipo, “para onde foi o dinheiro?”. Com um orçamento bem elaborado, além de você saber o destino do dinheiro, o melhor é que você o determina antecipadamente. Algumas pessoas acham o orçamento algo complicado. Mas posso garantir que uma peça orçamentária simples pode trazer resultados muito positivos, tanto a curto, médio e longo prazo.

3. Dívida
Fico entristecido ao constatar o quanto pagamos de juros às corporações financeiras aqui no Brasil. 33% do orçamento familiar é a média levantada pela ANEFAC [1] . Isto rouba a vitalidade financeira de qualquer pessoa ou família. Mas quero dizer para você isto não tem que ser assim. Infelizmente fomos ensinados que só conseguimos comprar as coisas via financiamento, via endividamento. Mas quero dizer para você que isto não é verdade, é apenas uma grande mentira, disfarçada de verdade. Elabore uma plano para quitar suas dívidas e comece a se concentrar nos próximos alvos.

4. Investimento
Os investimentos estão ligados a alvos de curto, médio e longo prazos e são a chave para o sucesso financeiro.
Curto Prazo: Estabeleça o alvo de investir pelo 3 salários como reserva para emergências.
Médio Prazo: Estabeleça alvos de investir para a troca de carro, eletrodomésticos, reforma da casa, etc.
Longo Prazo: Estabeleça alvos de aposentadoria, herança para os filhos, doações, etc.

5. Doações
Pode parecer estranho falar sobre esse assunto no contexto de um quadro financeiro complicado para grande parte das pessoas. No entanto, o dar é o alvo mais excelente na vida de qualquer pessoa e aquele que nos traz uma satisfação mais duradoura. Mesmo pessoas muito humildes podem e devem exercer o dar. Jesus colocou o dar como o maior alvo da vida cristã, pois ele mesmo declarou que há maior felicidade em dar do que em receber. Estabeleça o alvo de doar a outras pessoas e instituições.



[1] Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário