Como aplicar o 13o Salário


Nesta época do ano as empresas começam a pagar as parcelas do 13o, como também férias, para os que vão tirar férias, bônus proveniente de performance profissional, entre outras rendas adicionais. Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como usar este dinheiro extra. Por isso gostaria de compartilhar algumas dicas que poderão ajudar.

Primeiramente é importante entender que estes recursos extras não são necessariamente aquilo que vai resolver todos os seus problemas financeiros. Muitas pessoas tem suas finanças em desequilíbrio e, neste caso, é necessário uma análise mais completa da situação para que o sucesso financeiro aconteça.

Dando uma parte do dinheiro

Pode parecer estranho em tempos de dinheiro curto, mas as doações sempre estão na agenda de prioridade de Deus, por isso não deixe de fazer alguém um pouco mais feliz durante este período de festas. O Natal recorda o nascimento de Cristo, que se doou completamente por nós. Assim, as dádivas impactam diretamente a vida de qualquer pessoa. Estabeleça um valor para doar e pratique este princípio fundamental da cristandade.

Eliminado as dívidas

Após as doações, se você tem dívidas, priorize o pagamento delas. Será muito bom iniciar um novo ano sem ter que sofrer os efeitos colaterais do endividamento (stress, insônia, tensão nos relacionamentos, etc.). Já falei bastante sobre os juros exorbitantes que pagamos aqui no Brasil (leia os artigos sobre dívidas), principalmente no crediário, cheque especial e cartão de crédito. Logo, faça o possível para quitar as dívidas, ou pelo menos, diminuí-las ao máximo com recursos extras de fim de ano.

Investindo

A próxima prioridade nesta escala é separar uma parte do dinheiro para investimentos. Se você não tiver dívidas, melhor ainda. Caso não tenha reservas para uso imediato, aplique uma parte do dinheiro para engordá-las. Se já tiver reservas para emergências, pense na possibilidade de iniciar o planejamento de alvos de médio e longo prazo (troca de carro, reforma da casa, aposentadoria, etc.)

Gastando eqüilibradamente

É claro que as necessidades de curto prazo também não podem ser esquecidas, principalmente neste período de festas. Sem quebrar o orçamento, avalie suas necessidades, pesquise preços, e compre à vista, preferencialmente. Neste período, as lojas vão inventar planos mirabolantes de pagamento para lhe fisgar. Resista à tentação. Isto pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso financeiro.

Muitas contas no ano novo

O ano novo normalmente inicia com uma série de encargos: IPVA, IPTU, taxas e outros impostos, material escolar, e até mesmo gastos de fim de ano, que acabam sobrando para o início do novo ano. Portanto, para entrar no ano novo com mais tranqüilidade, separe uma parte dos ganhos adicionais para fazer face aos diversos gastos característicos deste período.

Resumindo

Até parece que o 13o vai esticar infinitamente para ser usado em todos os itens sobre os quais falamos aqui. Mas na verdade, a intenção de listá-los todos é para que você tenha uma visão ampla das necessidades e com sabedoria, administre seu dinheiro de forma a que o equilíbrio financeiro esteja garantido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário